welcome
about us
biopsychosocial medicine
Emotional rehabilitation
ADHD subtypes page
OCD subtypes page
QEEG introductory workshops UK
QEEG introductory workshops Brasil
QEEG Advanced workshops Brasil
QEEG Advanced Workshops UK
Public speaking & books
contact us
links
CBD
e-mail me

Training workshops Brasil


III Brasil - Recife-PE QEEG workshop 20 e 21 de Outubro de 2018

* Neurociências da Neuromodulação: QEEG/ICA e Neurofeedback *

Mapeamento cerebral por Eletroencefalografia Quantitativa [QEEG] para identificação de marcadores biológicos em transtornos de saúde mental e design de protocolos de neurofeedback personalizados.

Professor Doutor Antonio Martins-Mourão


(Open University e londonScientific Neurotherapy, United Kingdom)

 

* Regular presenter at the BFE annual meetings and co-author of the book "Alpha-Theta Neurofeedback Training in the 21st Century: A Handbook for Clinicians and Researchers"


QEEG Brain maps.jpg




O que é a Eletroencefalografia Quantitativa QEEG?

O EEG, ou eletroencefalograma, é a medição e gravação da atividade cerebral geralmente conhecida como "ondas cerebrais". O QEEG, o Q significa "quantitativa", é a transformação da digitalização dos dados do EEG em mapas coloridos de funcionamento cerebral, ou "mapas cerebrais". Os mapas cerebrais do QEEG expõem padrões neurofisiológicos específicos, com uma resolução temporal inigualável que não podem ser revelados pelos diagnósticos tradicionais de observação de sintomas baseados no DSM-IV (ou DSM-5).

A técnica do QEEG, baseada na avaliação de marcadores biológicos está neste momento revolucionando os modos tradicionais de diagnostico de transtornos de saúde mental (e dificuldades de aprendizagem) e está possibilitando o design de protocolos de neurofeedback personalizados, de elevada precisão, através da aplicação de metodologias como a Análise Independente de Componentes (ICA) que possibilitam a localização de fontes de sinal em areas profundas do cérebro.


EEG ALMA capping.jpg



O que e’ o neurofeedback NF?

O NF utiliza sinais biológicos (EEG) para informar o cliente sobre a qualidade da sua actividade cerebral. Este processo facilita a auto-regulação e cria uma janela de oportunidade que induz processos de neuroplasticidade suficientes que levam o/a cliente a modificar suas respostas cognitivas e emocionais, e a alterar o seu comportamento sem a ajuda de medicação e com efeitos permanentes.

Qual é a relação entre o QEEG e o neurofeedback NF?

O QEEG torna-se um passo metodológico essencial na avaliação inicial dos padrões cerebrais individuais (pre-assessment). Com base nesta informação, o clínico poderá formular um protocolo de Neurofeedback seguro e adaptado à realidade neurofisiologica do seu/sua cliente. Cada cérebro é único e esta metodologia clinica proporciona uma alternativa eficaz ao conhecido 'one-size-fits-all' proposto pelo atual modelo biomédico. O QEEG é também utilizado como 'post-assessment' para medição e controle dos efeitos da intervenção realizada.

Para mais informações, visite o site da londonScientific Neurotherapy


sLoreta image.jpg



A quem se destina este workshop?

Nosso programa destina-se tanto a iniciantes como a clínicos mais experientes que pretendam adquirir maior autonomia e segurança na interpretação dos dados dos seus clientes e na formulação de protocolos de neurofeedback personalizados. Nossa audiência habitual inclui psicólogos clínicos e educacionais, psicoterapeutas, neurologistas, psiquiatras, terapeutas de neurofeedback, neurocientistas, estudantes e outros profissionais atuantes na area de saúde interessados na integração de padrões psicopatológicos e dificuldades de aprendizagem no planejamento de tratamentos eficientes.


London QEEG workshop practicals.jpg

 

A nossa vantagem metodológica: a introdução da Análise Independente de Componentes (ICA)

O que é a ICA? Comparado com o fMRI, a técnica do EEG é barata e tem uma excelente resolução temporal. No entanto, uma das suas maiores limitações reside na sua pobre resolução espacial, que resulta da forma como o sinal elétrico se propaga em todas as direções. O cérebro é ruidoso. Atividade cortical frontal, por exemplo, espalha-se rapidamente pelo escalpe. Semelhante condução de ruído impede frequentemente a localização precisa de fontes de sinal elétrico e acaba por limitar a utilidade dos dados obtidos pelo EEG.

Estas dificuldades metodológicas são, em parte, ultrapassadas pela utilização da ICA, a qual atinge uma precisão invejável que se reflete na formulação de protocolos de neurofeedback mais específicos e eficientes.


ICA image.jpg

A ICA (Makeig et al., 1996) é um método que ajuda a melhorar a resolução espacial do EEG separando os dados do EEG em componentes claramente diferenciáveis que ajudam a isolar fontes de sinal elétrico quer na superfície (cortex) quer na profundidade (sub-cortical). A figura representada acima separa a mesma fonte aparente de Alfa em 3 componentes distintos que habitualmente não seriam detectáveis através da analise superficial do EEG.

O resultado da aplicação da ICA, quer em termos de eliminação de artefactos em dados brutos ou no design the protocolos de neurofeedback, é evidente na precisão e especificidade do resultado final. São raros ainda os sistemas de QEEG que oferecem processamento de ICA. Os nossos participantes apreenderão a utilizar a ICA.


loreta all slices SMALL.jpg



RESUMINDO:

Eis alguns dos pontos essenciais que talvez possam ajuda-lo/a a decidir se este workshop vai ao encontro dos seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento profissional:

• Util para iniciados na area ou para clinicos com mais experiencia em QEEG e Neurofeedback

• Oferece uma pedagogia centrada do participante (em vez de centrada exclusivamente em teorias e na descrição de resultados de estudos) dirigida a uma integração e aplicação imediata dos conteúdos aprendidos.

• Os participantes trabalharão com os seus próprios dados de QEEG

• Vamos ajudá-lo a dismistificar a correção de artefactos

• Compreenderá melhor a importancia da atual mudança de paradigma entre o antigo processo diagnostico baseado no DSM e a nova proposta de pesquisa de 'marcadores biológicos' e sua aplicação aos dados recolhidos pelo QEEG

• Aprenderá sobre a importância do processo de comparação a bases de dados mas introduziremos também nossos participantes a um mundo de analise para alem do clássico principio do "bulldozer". Voce irá aprender sobre os novos "theory-driven concepts" de QEEG que abrirão novas portas a sua interpretação dos dados

• Introduziremos nossos participantes 'a precisão da Analise Independente de Componentes (ICA; (Makeig, et al., 1996) e as associadas técnicas de imagem, como as tomografias Loreta e sLoreta. O design de protocolos guiados pela ICA ira' revolucionar a sua pratica clinica e incrementar a qualidade e competência cientifica da sua atividade clinica

• A nossa abordagem cruza conhecimentos de QEEG, experiência clinica direta em saúde mental e um modelo bio-psico-social de intervenção

• Os participantes serão apresentado a um grupo de indivíduos com aspirações e interesses idênticos, com os quais poderá continuar a trabalhar em conjunto, dividindo os mesmos recursos e os resultados de pesquisa desenvolvidos em comum (ver secção sobre objetivos profissionais, mais abaixo)

• Nos estamos apoiando o seu desenvolvimento profissional oferecendo preços favoráveis nos nossos workshops (em comparação com o que se pratica na Europa).


OCD phenotype 1 Spectra image.jpg



PROGRAMA E CONTEUDOS

DIA 1: METODOS BASICOS E METODOS DE ANALISE 1

• Limitações de diagnósticos baseados no DSM: as consequências de uma mudança paradigmática
• Conceitos basicos em QEEG clinico
• Metodos de gravacao e montagem usando o software winEEG
• A importância da inspeção visual do EEG
• Tipos de artefactos e como corrigi-los com ICA
• Computação e interpretação da análise espectral
• Analise e discussão de casos clínicos 1


DIA 2: METODOS DE ANALISE 2

• Utilização da ICA para a identificacao de fontes corticais e sub-corticais: the next level
• Relacionando resultados da ICA com funcionalidade de Brodmann
• Metodos de visualização e imagem 3-D: LORETA and to sLORETA
• Comparação com bases de dados
• O passado: Desvantagens do principio de bulldozer no design de protocolos
• O futuro: constructos teóricos emergentes utilizados na análise e interpretação do QEEG
• Fenotipos de EEG (Johnston, Gunkelman, & Lunt, 2005) e
• Analise e discussão de casos clínicos 2



Photo workshop Recife Capping small.jpg

Ocd vs Control image.jpg

OBJETIVOS PROFISSIONAIS

Os participantes deste workshop serão integrados num grupo de clínicos e pesquisadores brasileiros com aspirações e objetivos semelhantes. Baseados na nossa experiência neste area de intervenção, temos algumas propostas concretas em como utilizar a sinergia comum numa direção que seja util ao desenvolvimento do grupo. O mercado é vasto e tem espaço para todos se soubermos gerar massa critica que nos beneficie como grupo profissional. Para uma implantação eficiente no mercado, a nossa área de trabalho necessitará de uma estratégia sustentada e colaborativa que possa garantir a sua expansão, de forma eficiente, ética e duradoura.

Por outro lado, sendo realistas, as técnicas do QEEG são complexas e requerem normalmente mais do que um workshop em termos de treinamento efectivo. O suporte de um grupo de profissionais é sempre uma fonte de entre-ajuda fundamental enquanto cada profissional desenvolve as suas capacidades e autonomia. No seguimento deste workshops temos planos concretos para que todos os participantes possam continuar a trabalhar em favor:

• Da utilização de critérios 'gold-standard' na gravação de QEEG
• Do desenvolvimento de grupos e expertise especifica sobre transtornos bem definidos
• Do desenvolvimento de recursos comuns 1: Database QEEG para controles
• Do desenvolvimento de recursos comuns 2: Database QEEG populações clinicas
• Do desenvolvimento de projetos de pesquisa com interesse comunitário
• Da publicacao de projetos de pesquisa inovadores que levem ao reconhecimento da área


Photo Grupo Recife small STRAIGHT.jpg



INVESTIMENTO (2 dias)

• Preço Standard: Eur 750 (ou parcelados em 375 + 375)
• Preço 'Early Bird': Eur 700 (ou parcelados em 350 + 350). Data limite: Meia-noite GMT do dia 9 de Setembro 2018
• Preço 'apresente um colega' e paguem cada um Eur 600 (ou parcelados 300 + 300 x 2). Os colegas deverão enviar um email para 'welcome@londonscientificneurotherapy.com' (subject: QEEG workshop Outubro 2018: apresente um colega) para apresentação, pre-seleção e obtenção de aprovação.


PROCESSO DE PRE-SELECÃO/INSCRICÃO

Primeiro passo:

Todos os candidatos deverão enviar uma mensagem para 'welcome@londonscientificneurotherapy.com' [IDENTIFICACAO NO SUBJECT: "III RECIFE QEEG workshop"], com as seguintes informações:


• Mini CV (max 1 pagina A4) e
• Razoes para participarem neste QEEG workshop (1 paragrafo)
• Nivel de experiencia
• Planos profissionais relativos a sua area de trabalho

Segundo passo:

Daremos a mesma atenção a todas inscrições. Fale conosco para que possamos aconselha-lo/a se este workshop sera' realmente util para a sua progressão clinica e profissional. Após recebimento do nosso email de confirmação, os candidatos poderão inscrever-se e proceder ao pagamento através de cartão de credito utilizando o link abaixo indicado.

Todos os participantes neste workshop receberão um certificado de atendimento.

HORARIO

8am-6pm, com 1h para almoço ao meio-dia e 2 coffee breaks (15 min) am e pm


LINK PARA INSCRICÃO NO III RECIFE QEEG WORKSHOP


Localização do workshop

Transamerica Prestige Beachclass

Av. Boa Viagem, 420 - Boa Viagem - CEP: 51011-000 - Recife/PE

Contacto para reservas: Regina Samico

Tel:(55 81) 3039-9000
Email: evrecife@transamerica.com.br

PF utilizem o seguinte código: QEEG1

Transamerica Prestige Beach Class.jpg

   

Foto Antonio small.jpg

Sobre o apresentador do workshop

Antonio Martins-Mourão é psicólogo clínico (British Psychological Society) com especialização em neurofisiologia clínica (Instituto Português de Oncologia) e em neuropsicologia (Hospital de Santa Maria, Lisboa). Obteve seu grau de Doutor pela Universidade de Londres em 2000. É professor de psicofisiologia e saúde mental no departamento de Life, Health and Chemical Sciences da Open University (UK), onde fundou o QEEG & Brain Research Lab dedicado à pesquisa de fenótipos de EEG em transtornos de ansiedade (Transtorno Obsessivo Compulsivo TOC e Desordem de Stress Pos-traumático). Foi professor-visitante (CAPES) no departamento de Neuropsiquiatria da UFPE e na pos-graduação em Psicologia da UFMG em 2004-2006. Integra o board of directors da Foundation for Neuromodulation and Neurofeedback Research (FNNR), trabalha desde 2011 com Jay Gunkelman e Juri Kropotov em projetos clínicos e de pesquisa, e é diretor clínico da londonScientific Neurotherapy, que opera na Harley St., em Londres. É também co-editor do livro “Alpha-Theta Neurofeedback Training in the 21st Century: A Handbook for Clinicians and Researchers”. Seus QEEG workshops têem um design pedagógico reconhecido internacionalmente pela sua eficiência prática e são apresentados regularmente nos encontros anuais da Biofeedback Foundation of Europe (BFE Italia), mas também em Inglaterra, Espanha e no Brasil. Alguns dos seus 'outros' interesses incluem Teologia, religiao comparada e cinema.

certification logos image.jpg